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Obesidade

DIETA TAO

 

Imagine uma dieta na qual você possa comer de tudo, incluindo DOCES, MASSAS E FRITURAS? Isso sem citar que não se faz necessário que seja imposto quantidades, ou seja, você pode comer de tudo, e quanto quiser, apenas respeitando as refeições que não podem ser misturadas. A Dieta Tao, baseada na filosofia taoísta, propõe um equilíbrio entre as forças YIN e YANG, forças estas que regem todo o UNIVERSO, inclusive o nosso corpo. Ela sugere que, uma pessoa considerada obesa, ingira alimentos YIN, já que ela está saturada de alimentos YANG, fator este que causou o excesso de peso corpóreo. Já uma pessoa magra, deveria ingerir alimentos YANG, a fim de que ela ganhe peso, para equilibrar o excesso de energia YIN existente em seu corpo.

 

Generalizando, temos o seguinte diagnóstico:

 

PESSOAS OBESAS = ORGANISMO EM ESTADO YANG => NECESSITAM DE ALIMENTOS YIN

PESSOAS MAGRAS = ORGANISMO EM ESTADO YIN => NECESSITAM DE ALIMENTOS YANG

 

 

Como se classificam os alimentos ?

 

Veja no quadro abaixo como se classificam os alimentos baseados na dieta Tao:

 

 ALIMENTOS YIN CARNE ISENTA DE MASSA E GORDURA
ALIMENTOS YANG MASSA E GORDURA, ISENTA DE CARNE

 

Os alimentos, com maiores detalhes, serão discriminados a seguir. Eles devem obrigatoriamente fazer parte das refeições principais, mas não são permitidos serem misturados nas mesmas refeições YIN ou YANG:

 

REFEIÇÕES YIN Carnes bovinas, aves, peixes, ovos e derivados do leite.
REFEIÇÕES YANG Alimentos elaborados com farinha de trigo (pizza, pão, macarrão, tortas), arroz, frutas e alguns legumes (batata, beterraba, inhame, cará, mandioquinha e mandioca).
REFEIÇÕES NEUTRAS Verduras e legumes, exceto aqueles mencionados nas refeições YANG.

 

Um fator importante na Dieta Tao é que, quanto maior o desequilíbrio energético citado anteriormente, maior será a perda de peso, não importando a quantidade de Calorias ingeridas. A seguir, com maiores detalhes, como proceder com as refeições YIN e YANG:

 

 REFEIÇÕES PRINCIPAIS:

 

REFEIÇÃO YIN: É composta de alimentos do grupo “carnes”, independentemente da quantidade, associadas ou não a alimentos NEUTROS (vegetais, exceto os YANG). Os alimentos YIN não devem ser preparados com gordura ou serem gordurosos, podendo ser grelhados, cozidos, assados ou defumados.

REFEIÇÃO YANG: É composta de alimentos do grupo “massas”, independente da quantidade, podem ser associados a alimentos NEUTROS(verduras e legumes). Podem ser preparados com gordura, não havendo restrição a frituras.

REFEIÇÕES COMPLEMENTARES: Estes alimentos que serão citados, são alimentos compostos de YIN e YANG, devendo ser consumidos na quantidade especificada, no Café da manhã, lanche ou ceia. Siga à risca estas refeições:

 

REFEIÇÕES COMPLEMENTARES
  • 30 g. de queijo minas (fatia comparada a uma caixa de fósforos) e 3 bolachas de água e sal.
  • 100 ml. de leite desnatado e 2 torradas de glúten.
  • 1 iogurte desnatado (200 g.).
  • 1 porção de fruta (100 g.).
  • 2 fatias de pão de glúten na torradeira e 30 g. de requeijão (1 colher de sopa). Opção de patê de ricota temperado com salsinha.

ATENÇÃO: ESCOLHA APENAS UM ÍTEM!!!

 

LÍQUIDOS PERMITIDOS: a Dieta Tao permite a ingestão de líquidos não-calóricos, a saber: água sem gás, água de coco, chás por infusão, café, achocolatado diet, corante sem açúcar e gelatina dietética.

As regras seguintes são consideradas os 10 mandamentos da Dieta Tao. Procure seguir à risca: você terá efeitos surpreendentes!!!! Emagrecimento à trem bala!!!

 

  1. Tomar ao menos 1,5 litros de líquidos ao dia, conforme citado no ítem acima, não ingerindo bebidas de baixas calorias;

 

  1. Fazer QUATROrefeições diárias, sendo 2 principais (almoço e jantar) e 2 complementares(café da manhã e lanche), não sendo permitido suprimir nenhuma refeição;

 

  1. Terminar as refeições no prazo de 30 minutos. Após decorridos 40 minutos a partir do início, é considerado uma nova refeição;

 

  1. Manter um intervalo de 3 a 5 horas entre as refeições, ou seja, 2 h. 30 min. entre o término de uma e o início de outra e voltar a se alimentar antes de 5 horas;

 

  1. Nunca repita DUASrefeições YANG. As refeições principais deverão ser compostas por alimentos YIN e YANG, alternadamente, lembrando que a refeição LIVRE é composta de alimentos YIN e YANG (vide tabela contendo refeições NEUTRAS). Pode-se repetir, porém não muitas vezes, refeições Yin. Adote o cardápio a seguir como parâmetros da dieta:

 

                                                                                                             CARDÁPIO GENÉRICO
PRIMEIRO DIA SEGUNDO DIA TERCEIRO DIA QUARTO DIA QUINTO DIA SEXTO DIA SÉTIMO DIA OITAVO DIA
CAFÉ DA MANHÃ REFEIÇÕES COMPLEMENTARES (CONFORME A TABELA)
ALMOÇO YIN YANG YIN YIN YIN YIN YANG YIN
LANCHE DA TARDE REFEIÇÕES COMPLEMENTARES (CONFORME A TABELA)
JANTAR YIN YIN YIN YANG YANG YIN YIN YANG
CEIA REFEIÇÕES COMPLEMENTARES (CONFORME A TABELA)
NÃO SE ESQUEÇA DE OPTAR POR APENAS 2 REFEIÇÕES COMPLEMENTARES, QUE DEVEM SER ESCOLHIDAS ENTRE CAFÉ DA MANHÃ, LANCHE DA TARDE E CEIA.

 

  1. Não repita refeições NEUTRAS. Deve-se ingerir alimentos YIN e YANG ao menos 1 vez por dia. É obrigatório 1 refeição YIN ou YANG num período de 24 horas;

 

  1. REFEIÇÕES YIN: podem ser escolhidos na tabela de alimentos Yin, no grupo “carnes”, quantos tipos desejar, sem gordura, sem limite de quantidade; esses alimentos não devem ser preparados com gordura, podendo ser grelhados, cozidos ou assados (as carnes que ficarem muito “secas”, podem ser feitas com pele, que deve ser retirada depois). Podem ser incluídas nessas refeições, alimentos NEUTROS no grupo “vegetais” (exceto mandioca, mandioquinha, batata, beterraba, cará, inhame), pode usar todos tipos de condimentos ou temperos naturais, exceto vinagre, que pode ser substituído pelo limão. Ainda pode ser acrescido à essas refeições uma porção de 100 g. de frutas, como sobremesa ou em forma de suco (exceto banana, caqui, abacate, figo e uva).

 

  1. REFEIÇÕES YANG: podem ser escolhidos na tabela de alimentos YANG, no grupo “massas”e “frutas”, quantos tipos desejar, sem limite de quantidade; não há restrição no preparo destes alimentos com gordura, como por exemplo: macarrão com manteiga, batata frita, pão com manteiga, couve-flor à milanesa, etc. Incluem-se nessas refeições, todo tipo de vegetais, inclusive os proibidos nas refeições YIN; todas as frutas podem ser ingeridas como suco ou sobremesa, sem limite de quantidade. Também permite-se todos os tipos de doces, sem restrição ou quantidade (bolos, sorvetes, tortas, pudins, etc.), exceto aqueles que contém ovos, queijos e grãos, que devem ser consumidos moderadamente.

 

  1. Ingerir líquidos durante as refeições é permitido, sem exceção ou limite de quantidade. Eles produzem uma sensaçao de saciedade, evitando que se coma fora de hora e impedindo que se coma em demasia, já que é preferível estar com o estômago “cheio” de líquidos ao invés de excesso de sólidos, que podem causar diabetes, gota, colesterol, etc.

 

  1. Procure sempre manter a dieta em qualquer ocasião: quando necessitar interromper a dieta em virtude de algum compromisso social, poderá ser adotado a metodologia de manutenção, que denominamos de refeição LIVRE. Nesta refeição é permitido ingerir todo o tipo de alimentos, inclusive os proibidos na Dieta Tao, como cereais, bebidas gasosas e alcoólicas. A refeição LIVRE requer que a refeição anterior e a posterior sejam constituídos somente de alimentos NEUTROS, para que na manutenção não ocorra aumento de peso. Todos os demais mandamentos são mantidos.